Os nomes desses 4 meses estão anacrônicos: correspondem ao tempo que o ano tinha somente 10 meses nessa época.
Atribue-se a Numa Pompílio (753 a.C a 673 a.C) , que foi escolhido como o segundo rei de Roma, depois de Rômulo, a alteração do calendário vigente que era de 10 meses e incluiu os meses janeiro e fevereiro, passando então o ano a ter 12 meses.
Porém, não se alterou o nome desses meses oriundos do tempo em que o ano tinha 10 meses:
SETEMBRO corresponde ao mês 9, e não 7:
O nome Setembro vem do número Sete. O número 7 em latim se diz septem, donde derivou september (em português setembro).
Setembro era o sétimo mês do antigo calendário romano, passando a nono quando Numa*, rei de Roma, fixou o principio do ano no primeiro dia de janeiro, porém setembro não mudou de nome mesmo passando a ser o nono.
No Hemisfério Sul, inicia-se a Primavera.
E no Hemisfério Norte, inicia-se o Outono.
Enquanto a Primavera é tempo de semear, o Outono é tempo de colheita.
Outubro
Vem de octo, que significa 8. Na verdade, corresponde ao décimo mês.
Era o oitavo mês do antigo calendário romano, passando a décimo quando Numa, rei de Roma, fixou o principio do ano no primeiro dia de janeiro, porém outubro não mudou de nome mesmo passando a ser o décimo mês na nova contagem do tempo.
Outubro era consagrado às colheitas e vindimas. Celebravam muitas festividades e atiravam às fontes guirlandas de flores e ervas reverenciando as ninfas.
Novembro
Qual a origem do nome NOVEMBRO?
Novembro vem de nove, porque já foi há muito tempo atrás o nono mês do calendário romano, que começava em março e constava de apenas 10 meses, como explicado acima.
Dezembro
Seguindo a linha de pensamento acima, Dezambro, do latim December, de decem, dez, o décimo e último mês do antigo calendário romano.
Porém quando se acrescentou 2 meses, passou a ser o 12º.
Mas continuou com o mesmo nome…