Queridos estudiosos de Feng Shui,
Nós já contamos com muitos adeptos da adaptação do Baguá para o Hemisfério Sul.
No final do texto, coloco mais mais informações sobre o tema.
Texto de Henrique Vieira Filho (Terapeuta Holístico – CRT 21001, autor de diversos livros da profissão, ministra aulas na CEATH – Comunidade de Estudos Avançados em Terapia Holística, que publicou esse texto onde analisa os trigramas adaptados para o Hemisfério Sul:
Direitos Autorais: SINTE – SINDICATO DOS TERAPEUTAS:
“Já a polêmica maior se deve à adequação dos Baguás, em conformidade ao local estar no hemisfério Norte (como a China…) ou Sul (por exemplo, aqui no Brasil…), o que faz muito sentido. Sinceramente, a argumentação contrária me parece, à primeira vista, muito mais uma questão emocional do que fundamentada na teoria; é natural combater uma teoria que seja contrária ao que as escolas nos ensinaram e que já praticamos faz anos… É preciso superar o passionalismo e analisar a questão do ponto de vista estritamente técnico. Sei disso por experiência própria: elaborei o Mapa dos Cinco Movimentos Chineses mediante incontáveis horas de dedicação em programas gráficos de computação, em um período em que os equipamentos eram dezenas de vezes mais lentos do que os de agora… Utilizei-o por anos, até que na primeira turma da Comunidade de Estudos Avançados aqui do SINTE, uma discente chamada Simone Kobayashi questionou se não deveria adaptar o mapa, pelo fato de estarmos abaixo da linha do Equador. De início, rejeitei a ideia, pois implicaria que eu e mais um grande número de autores que eu admiro cometemos um belo equívoco, fora o trabalho de ter que refazer o mapeamento. No final, felizmente, a razão e o respeito à verdade falaram mais fundo e refiz o material, tendo como consolo o fato de ter aprendido mais sobre um tema que eu já considerava bem estudado.
Os que defendem ferozmente que não seja feita uma revisão nas teorias de Feng Shui aplicadas aqui no Brasil se apegam à explicação de que a China antiga se autoconsiderava o centro do mundo e que, por esta razão, a disposição dos Trigramas no Baguá estaria adequada a qualquer posição geográfica. Porém, uma análise técnica mais apurada discorda dessa linha de raciocínio. Já existe uma versão “imutável” do Baguá, que é nominada de Céu Primordial, que corresponde ao ponto de vista de um observador “celestial”, ou seja, que estaria além de nosso planeta:
Por sua vez, a representação gráfica utilizada como “bússola” para harmonização de ambientes é a chamada Céu Posterior, que leva em consideração o ponto de vista do observador terreno e, como tal, sujeita-se a adaptação em conformidade com a localização estudada.
As ilustrações a seguir baseiam-se no trabalho de Stela Vecchi, uma das pioneiras em utilizar Baguá diferenciados para cada hemisfério:
O fundamental é mantermos nossas mentes abertas para constantes revisões em nossas teorias e formas de trabalhar. Até poucos anos atrás, as fontes de informações eram poucas e fragmentadas e a abordagem especializada era a regra, de onde resultou que cada técnica dedicou-se a uma pequena parte da milenar sabedoria chinesa, perdendo-se a visão do conjunto, favorecendo a que equívocos de interpretação ocorressem. Em pleno Século 21, graças às novas tecnologias e ao gerenciamento da inteligência coletiva promovido pelo SINTE – Sindicato dos Terapeutas, estamos numa privilegiada situação de aplicarmos a abordagem Holística, integral, onde somando o conhecimento até então “separado” da Acupuntura, do I Ching e do Feng Shui, atingiremos uma síntese unificada, resultando em novas NTSV – Normas Técnicas Setoriais Voluntárias da Terapia Holística que nos guiarão para uma vida profissional cada vez mais plena e fundamentada.”
Henrique Vieira Filho – Terapeuta Holístico – CRT 21001, autor de diversos livros da profissão, ministra aulas na CEATH – Comunidade de Estudos Avançados em Terapia Holística, publicou esse texto onde analisa os trigramas adaptados para o Hemisfério Sul:
Direitos Autorais: SINTE – SINDICATO DOS TERAPEUTAS
Neste link, a posição do Feng Shui Lógico, que adapta o Baguá para o Hemisfério Sul no Hemisfério Sul:
Baguá Feng Shui para o Hemisfério Sul: a adaptação é um ajuste técnico
Queridos estudiosos de Feng Shui,
Nós já contamos com muitos adeptos da adaptação do Baguá para o Hemisfério Sul.
Sempre acolho com muito carinho os estudiosos dessa sabedoria tão essencial para o aumento da felicidade humana. Realmente são muitas as referências e as escolas de pensamento.
Porém, se você procura, você encontra no livro original que explica o Baguá essas palavras que não deixam dúvidas. Os trigramas estão relacionados às estações do ano, inversas nos dois hemisférios.
E ainda a Escola dos 5 Elementos e a Escola dos 5 Animais corroboram essas ideias, como explico em meu livro Feng Shui Lógico – Método Solar, Ícone Editora, S.P., 2004.
Stela Vecchi, criadora do Método Solar, o Feng Shui Lógico
Trecho que explica a relação dos trigramas com as estações do ano e suas intermediárias:
I Ching – o livro das Mutações – Richard Wilhelm – Editora Pensamento – Pág. 208:
“Aqui se ressalta a correspondência entre o curso do ano e o curso do dia. …
Os trigramas são atribuídos às estações do ano e aos pontos cardeais.”
…”Com o despertar da Primavera a natureza começa a germinar e a brotar. Isso corresponde ao amanhecer, ao início do dia. Este movimento que arranca da inércia é atribuído ao trigrama Chên, o Incitar, que surge da terra sob a forma do trovão e da força elétrica. Sopram, então, as suaves brisas, renova-se o mundo das plantas, cobre-se a terra de verde. Isso corresponde ao trigrama da Suavidade, do Penetrante. … (I Ching – o livro das Mutações – Richard Wilhelm – Editora Pensamento – Pág. 208).”
* * * * *
Respeitando os ensinamentos originais, o Feng Shui Lógico utiliza o Método Solar onde a incidência da luz solar (associada às horas do dia e ao ciclo das estações do ano, que são inversas nos dois hemisférios) nos ambientes determina a posição dos trigramas, sempre em relação ao centro da construção ou do ambiente que se quer harmonizar, conforme descrito no livro Feng Shui Lógico – Método Solar – Stela Vecchi, Ícone Editora, SP, 2004.
Espero ter trazido uma compreensão maior sobre o tema.
Stela Vecchi
I Ching, o Livro das Mutações, base da adaptação do Baguá para o H. Sul
INSCREVA-SE em nosso canal no YOUTUBE e receba vídeos atualizados com dicas e orientações:
Inscreva-se Canal Youtube/Feng Shui Lógico
Vídeo: Os Cinco Elementos para você decorar os ambientes, com Stela Vecchi
As melhores energias vêm do amor pela Vida, pelo nosso planeta, pelo nosso solo, pela nossa gente e por nós mesmos. Tudo o mais é consequência disso.
Livro Feng Shui Lógico, Stela Vecchi, Ícone Editora, 2004 – Compre aqui:
A história do Feng Shui Lógico: como nasceu a adaptação do Ba-guá para o Hemisfério Sul?
Loja Feng Shui Lógico – Método Solar
Cursos e Consultorias, Livros e apostilas de Feng Shui Lógico
Loja Feng Shui Lógico
Confira o Programa do Curso Básico em nosso Website:
Programa Curso Básico de Feng Shui Lógico
Participe dos cursos ministrados por Stela Vecchi:
Feng Shui Lógico: Curso Básico, Avançado e Profissionalizante
Nos cursos de Feng Shui Lógico você recebe informações que serão úteis para toda sua vida!