Há uma divergência entre algumas escolas de Feng Shui sobre a necessidade ou não de adaptar as antigas teorias chinesas quando o feng shui for utilizado no Hemisfério Sul .
As diferenças entre os dois hemisférios são uma realidade de fato, mas sua influência sobre o feng shui não encontra unanimidade entre os estudiosos e praticantes desta técnica chinesa. Por quê?
Realmente, ainda não é consenso entre os praticantes de Feng Shui a adaptação para o Hemisfério Sul.
No entanto, quem pesquisar sobre o assunto no I Ching – o livro das mutações, de Richard Wilhelm, verá que os trigramas, base da filosofia do Feng Shui, está associada às estações do ano, inversas nos dois hemisférios.
Para o Feng Shui Lógico, a adaptação é um ajuste técnico.
É uma verdade geográfica.
Conheça as razões: O Ba-guá para o Hemisfério Sul
Feng Shui Lógico – Método Solar das Quatro Estações
Do mundo dos fatos não conduz nenhum caminho para o mundo dos valores, porque estes vêm de outra região.
Albert Einstein
Uma visão sobre a polêmica adaptação do Ba-guá da Sequência do Céu Posterior para o Hemisfério Sul:
Quando entrei em contato com Feng Shui admirei-me da profundidade desse conhecimento. Encontrei nas raízes do Feng Shui, no Livro das Virtudes de Lao Tsé e no Livro das Mutações – I Ching (Richard Wilhelm, Editora Pensamento, São Paulo) a compreensão de como o Feng Shui pretende trazer a harmonia celeste para a Terra e como esses conhecimentos, aplicados com bom senso e discernimento, podem beneficiar muitas pessoas.
As Escolas de Feng Shui são milenares e suas aplicações também representam o contexto dessas épocas idas. Cada uma delas traz uma perspectiva diferente, valiosa, e nenhuma deve deixar de ser levada em consideração, sob pena de perdermos uma parte importante do prisma dessa Sabedoria.
Tudo está em contínua mutação…
A energia deve fluir suavemente, como um riacho sinuoso que desce a montanha.
Essas palavras de Confúcio demonstram a consciência de que não devemos nos fixar no passado, mas aceitar a evolução, e quando se torna necessária uma expansão da visão, aceitá-la desde que convincente. Os novos conceitos iluminam a caminhada do ser humano através da História.
Durante milênios essa Sabedoria ficou restrita à China, e várias perspectivas na arte de harmonizar o ser humano com o Cosmos se originaram em solo chinês, que pertence ao Hemisfério Norte.
Durante muito tempo o Hemisfério Norte ignorou a existência do Hemisfério Sul. Portanto, muito provavelmente, o chinês não se preocupou em imaginar outras regiões com condições climáticas tão diferentes da sua.
Nesta polêmica quanto à adaptação do Baguá para o Hemisfério Sul concordamos que o Baguá da Seqüência do Céu Anterior não possa sofrer modificação: esse Baguá tem o Céu como referência principal, não a Terra: os trigramas estão colocados em pares de opostos, não correlacionados com as direções cardeais.
Porém, o Baguá da Seqüência do Céu Posterior, do Rei Wen – que criou os hexagramas – dá uma nova seqüência aos Trigramas e os associa com as direções cardeais que têm afinidades com a essência de cada trigrama.
Neste Ba-guá os trigramas foram retirados da posição de pares de opostos e estão associados ao plano fenomênico do ciclo anual das estações do ano.
(I Ching – O Livro das Mutações – p. 207).
No Hemisfério Norte, o calor, associado ao pleno verão, ao Fogo e ao Sucesso, vem do Sul.
No Hemisfério Sul, é da direção Norte que vem o calor, com as características associadas a ele.
O Hemisfério Norte tem um ciclo anual inverso ao nosso no Hemisfério Sul.
Norte é sempre Norte, em qualquer parte do planeta, mas depende do ponto de referência onde nos encontramos para sentirmos os efeitos climáticos correspondentes.
A adaptação para o Hemisfério Sul é um ajuste técnico.
Assim,
Baguá da Seqüência do Céu Posterior – 1123 a.C
Rei Wen
Primavera – Leste – CHEN
Outono – Oeste – TUI
Verão – Sul – LI
Inverno – Norte – KAN
Rei Wen, portanto buscou a harmonia também com o Ch’i terrestre.
É esse Baguá, da Seqüência do Céu Posterior, utilizado atualmente para as análises do Feng Shui, que precisa ser adaptado para o Hemisfério Sul, dessa forma:
Primavera – Leste – CHEN
Outono – Oeste – TUI
Verão – Norte – LI
Inverno – Sul – KAN
Mais recentemente, Mestre Thomas Lin Yun, nosso contemporâneo, fundou uma nova Escola de Feng Shui, a Escola do Chapéu Negro do Budismo Tântrico Tibetano.
Utilizou o Baguá da Seqüência do Céu Posterior, retirou sua relação com as direções cardeais e fixou a colocação da figura octogonal do Baguá com a porta de entrada do imóvel alinhado ao trigrama Kan – que corresponde ao Trabalho/Carreira nesta Escola.
Neste Baguá ele faz a leitura dos trigramas de fora para dentro,ao contrário do que se encontra no I Ching, mantendo a leitura original de baixo para cima.
Tradicionalmente essa leitura é feita do centro para fora, e de baixo para cima.
Estudei profundamente essa Escola e compreendi sua grande sabedoria: Mestre Lin Yun utiliza conhecimentos profundos da natureza humana, conhece o valor da percepção ambiental e sua relação com nosso bem-estar, valorizando todos os estudos nas diversas áreas, inclusive psicologia, cromoterapia, simbologia, para melhor adaptação da pessoa ao seu habitat.
Devo muito a essa visão sem preconceitos, livre, isenta. Um homem de coragem e de sabedoria.
Rendo também uma homenagem a todos que estudaram criteriosamente, desde tempos remotos, as relações e as influências que nós estabelecemos com nossos locais de trabalho e moradia, trazendo um legado inestimável para nossos dias.
Através dessas técnicas podemos minorar o sofrimento humano e aumentar nosso grau de compreensão de tudo que nos influencia, alcançando melhores níveis de bem-estar e plenitude.
Apesar de minha resistência natural em alterar essa visão da aplicação do Baguá da Escola do Chapéu Negro, Escola que alcançou inegável sucesso na harmonização ambiental, a leitura e o estudo do I Ching e de Lao Tsé aliadas à prática constante desse estudo em minha vida e em minha profissão me levaram a buscar a maior coerência na aplicação do Ba-guá na planta baixa do imóvel adotando os seguintes procedimentos:
Voltar à posição original dos trigramas dentro do Baguá: DE BAIXO PARA CIMA E DO CENTRO PARA FORA;
Adaptar os pontos cardeais para nosso Hemisfério
Adotar a utilização da bússola para determinar a posição dos trigramas. A bússola deve ser colocada no centro do imóvel, encontrado pela aplicação da figura geométrica octogonal, o Baguá.
É muito importante salientar que em nosso hemisfério, a direção considerada mais favorável para a construção das edificações é a face Norte, enquanto que os antigos imperadores chineses tinham as portas de seu palácios voltados para o Sul, que corresponde ao nosso Norte.
Feng Shui, que pretende a plenitude do ser humano em todos os sentidos (físico, mental, emocional e espiritual) não poderia estar contrário a essa constatação elementar.
Conhecimento, ciência e verdade têm que caminhar juntos.
Afinal, creio que todos nós que trabalhamos nesse campo de estudo temos como meta utilizar esses conhecimentos preciosos, atualizá-los com liberdade de pensamento visando sempre uma maior harmonia da pessoa consigo própria, com a Terra e com o Céu, criando assim a base para relacionamentos construtivos e como conseqüência uma sociedade mais justa, próspera e feliz.
E isso não de faz sem um imenso respeito pela natureza de cada um, e a sagrada liberdade de pensamento.
Há muitas formas de se compreender a realidade. Nem todas estão certas, mas muitas estão.
A unificação das consciências pela Verdade:
Jesus, o Mestre dos Mestres, também pede que a ordem celeste reine em nosso planeta:
“… Venha a nós o Vosso Reino,
Seja feita a Tua Vontade
Assim na Terra como no Céu.”
Stela Vecchi
Texto extraído do Livro Feng Shui Lógico
Leia a opinião do especialista Henrique Vieira Filho (Terapeuta Holístico – CRT 21001, autor de diversos livros da profissão, ministra aulas na CEATH – Comunidade de Estudos Avançados em Terapia Holística, que publicou esse texto onde analisa os trigramas adaptados para o Hemisfério Sul:
Direitos Autorais: SINTE – SINDICATO DOS TERAPEUTAS:
As melhores energias vêm do amor pela Vida, pelo nosso planeta, pelo nosso solo, pela nossa gente e por nós mesmos. Tudo o mais é consequência disso.
Livro Feng Shui Lógico, Stela Vecchi, Ícone Editora, 2004 – Compre aqui:
Video com Stela Vecchi: Como achar o Norte com a bússola? Feng Shui Lógico para o Hemisfério Sul
Confira a aplicação do ba-guá:
Como aplicar o Ba-guá pelo Método Solar segundo o Feng Shui Lógico
A história do Feng Shui Lógico: como nasceu a adaptação do Ba-guá para o Hemisfério Sul?
Aprenda o Método Solar, com Stela Vecchi, que traz tantos benefícios e renova sua vida junto com os ciclos da natureza:
Queridos amigos, grata por sua presença aqui!
Sou Stela Vecchi, fundadora do Feng Shui Lógico, a Escola Solar de Feng Shui que ensina você a harmonizar sua casa (e sua vida!) com a luz solar colocando sua vida em sintonia com o fluxo vital da Mãe Natureza.
Quando você alinha sua casa (e você!) com o Sol e os 8 ventos primordiais você cria a ligação com as forças que regem a Vida. E sente o pertencimento que nos recarrega e refaz nossas forças.
Os 8 ventos estão associados às direções Norte, Sul, Leste e Oeste e às 4 intermediárias: Nordeste, Noroeste, Sudeste e Sudoeste.
Os antigos sábios chineses associaram essas direções cardeais às horas do dia, às estações do ano (inversas nos Hemisférios Norte e Sul) e às áreas de nossas vidas: Família e Saúde; Prosperidade; Sucesso; Relacionamentos; Criatividade e Filhos Pequenos; Amigos e Viagens; Trabalho e Autoconhecimento e Espiritualidade.
Essa ligação se faz a partir do centro de sua casa e faz o alinhamento através da aplicação do Baguá, o mapa da Harmonia com a Natureza.
A Linha do Equador divide o planeta em duas “metades” (hemisfério significa metade do globo terrestre ou da esfera celeste).
Esse Baguá está adaptado para o Hemisfério Sul.
Essa técnica denominada Feng Shui Lógico criou o Método Solar e está explicada no livro Feng Shui Lógico, Stela Vecchi, Ícone Editora, SP, 2004.
Neste link você encontra o livro no formato E-book (PDF) e impresso:
Livro Feng Shui Lógico – Compre aqui:
1. Apostila Curso Básico Hemisfério SUL Feng Shui Lógico + 9 passos para harmonizar sua casa
Apostila didática para você aprender o Feng Shui que coloca sua casa (e você!) em harmonia com a Natureza. Atraia mais Saúde, Harmonia e Prosperidade nessa conexão com o Sol e seus ciclos.
Valor: R$ 39,00:
Adquira aqui: Apostila didática + 9 Passos para harmonizar sua casa
2. Curso Completo para quem quer aprofundar-se ou profissionalizar-se:
Curso Básico Feng Shui Lógico Online Completo com vídeo-chamada
Curso bem completo, com tira-dúvidas personalizado: você vai aprender o método inédito que coloca sua casa (e você) em harmonia com o Sol e os ciclos da Natureza. Atraindo mais Saúde, Prosperidade, Amor e Harmonia para sua vida!
Valor: R$ 239,00 (em 3 vezes sem juros pelo Paypal)
Clique aqui para adquirir: Curso Básico Feng Shui Lógico Online Personalizado
Nos cursos de Feng Shui Lógico você recebe informações que serão úteis para toda sua vida!
★★★★★
SITE ► https://fengshuilogico.com
BLOG ► https://blog.fengshuilogico.com
LOJA ► https://loja.fengshuilogico.com
INSTAGRAM ► https://instagram.com/fengshuilogico
FACEBOOK ► https://facebook.com/fengshuilogico
***
Stela Vecchi Cursos Feng Shui Lógico Personalizados e Consultorias
Informações pelo whatsapp: +55 11 99908 4766
Visite também o site: www.fengshuilogico.com
Olá. Desculpe perguntar neste post. Estava lendo o site em busca de alguma informação sobre como o feng shui pode me ajudar a amenizar o barulho que vem do meu vizinho de cima. Nossa casa está ficando um ambiente tenso e desagradável. Ouvimos o tempo todo a movimentação do vizinho, andando, correndo e pensamos que o feng shui poderia nos ajudar. Muito obrigada.
Carolina,
Nesse caso o melhor caminho é aplicar o ba-guá em todo o apartamento e harmonizar cada área, dando prioridade ao lado da Proteção espiritual (Amigos e Viagens, lado Sudoeste no hemisfério Sul), Centro do apartamento e Relacionamentos (lado Noroeste no Hemisfério Sul)
Essa situação irá atrair a mudança que vocês buscam.
https://fengshuilogico.com/blog/2011/09/13/como-aplicar-o-bagua-feng-shui/
Saudações de Harmonia e Prosperidade!
Moro ha dez anos num predio que desde o inicio era cheio de inadimplentes, atualmente as dividas continuam enfim mts problemas. Ai comecei perceber que apesar de ter prosperidade desde que mudei pra la nao consigo trabalhar e nao tenho mt vontade de sair de casa, minha vizinha de porta nunca sai de casa, o marido e filho q fazem as compras. Sera que td essa energia nao pode tb estar me afetando e como faco pra mudar tudo isso ja que nao pretendo mudar por enquanto. mt grata
Olá, Malu,
Comece aplicando o ba-guá conforme as orientações:
https://fengshuilogico.com/blog/2011/09/13/como-aplicar-o-bagua-feng-shui/
Temos à venda em nossa loja virtual as apostilas de nossos cursos, que podem ajudar bastante a harmonizar seu apartamento, neutralizando ou pelo menos minimizando essas influências.
http://loja.fengshuilogico.com/
Saudações de Saúde, Harmonia e Prosperidade!