O nascimento do Feng Shui Lógico tem uma história muito interessante.
Em junho de 1999 após uma série de acontecimentos inusitados fui com uma amiga para Machu Picchu.
E descobri muitas coisas. Entre elas, que os incas se baseavam para criar suas construções pelos movimentos do Sol e pela Constelação do Cruzeiro do Sul. Esse foi o início das percepções de que aqui em nosso hemisfério, a energia se comportava de forma diferente por causa das estações do ano, que são inversas: enquanto aqui é primavera, no Hemisfério Norte é outono.
Como foi a adaptação do Baguá da Sequência do Céu Posterior para o Hemisfério Sul?
O nascimento do Feng Shui Lógico tem uma história muito interessante.
Em junho de 1999 após uma série de acontecimentos inusitados fui com uma amiga para Machu Picchu.
E descobri muitas coisas. Entre elas, que os incas se baseavam para criar suas construções pelos movimentos do Sol e pela Constelação do Cruzeiro do Sul. Esse foi o início das percepções de que aqui em nosso hemisfério, a energia se comportava de forma diferente por causa das estações do ano, que são inversas: enquanto aqui é primavera, no Hemisfério Norte é outono.
Mas havia muito mais coisas…
Nessas fotos, um pouco dessa inesquecível viagem.
Tão inesquecível, que eu voltaria para lá em 2010 e em 2011, desta vez para passar 30 dias em Águas Calientes, povoado que se localiza no sopé de Machu Picchu.
Quando voltei ao Brasil, ainda não sabia nada sobre Feng Shui. Conheci uma pessoa que se revelou um elo muito importante nessa história. Ele era um paisagista que procurei porque precisava de uma bomba para o pequeno lago que temos em casa. Tornou-se um amigo muito especial, que me ajudou a entender o momento que estava passando em minha vida.
Um dia perguntou-me se eu conhecia o Feng Shui, porque sentia em minha casa uma grande harmonia.
Não, não conhecia. Trouxe-me uma revista sobre o assunto que usava a Perspectiva da Escola do Chapéu Negro do Budismo Tibetano.
Me interessei. Quis fazer um curso. E assim, em 1999, fui fazer os Cursos Básico e Avançado com Silvana Occhialini, mestra desta perspectiva.
Muitas dúvidas me assaltavam sobre usar essa técnica, porque meu coração ainda não havia penetrado em toda sua sabedoria.
Comentei com algumas amigas religiosas católicas, e elas me disseram: que lindo! Você vai ensinar a harmonizar os lares, trazendo a paz para as famílias!
Comecei a compreender desta forma também essa belíssima filosofia e técnica chinesa e fui estudar os livros orientais e o Mestre Lin Yun através dos prefácios que ele escreveu em livros de suas discípulas Sarah Rossbach, Denise Linn e Nancy Santopietro.
Apaixonante o mestre Lin Yun. Sua compreensão do Santuário da Harmonia me ajudou demais a penetrar na essência dessa Sabedoria.
Toques do Céu me impulsionavam a confiar neste caminho que se abria diante dos meus olhos.
E nessa época (2000), conheço um Mestre de Kung Fu e de Tai Chi e nossas longas conversas me abriram os portais do entendimento dos 5 Elementos, base importantíssima junto com os Trigramas para o entendimento do mistério da HARMONIA do Homem, Terra e Céu.
Uma homenagem aqui ao irmão de alma, Daniel Correandri.
Comecei a ler o I Ching – o livro das mutações (Richard Willhelm, com prefácio de Jung).
O prefácio do Jung é fascinante. Me apaixonei por suas explicações.
Era de uma lógica tão transcendental!
A confiança no Feng Shui só crescia.
Mas muitos me questionavam –sempre homens – sobre o Ba-guá.
Como? Para aplicar o ba-guá não se usa as direções cardeais?
E neste ba-guá o SUL está para cima! Para nós, o Sul é o Polo Sul, e não o Fogo (sol do meio-dia) do Sucesso.
O segredo está na compreensão da Teoria dos 5 Animais e na Teoria dos 5 Elementos, como pude entender em 2003.
Os convites para palestras eram constantes. Para cursos também. Para consultorias, entrevistas.
E eu muito animada em ajudar as pessoas a verem a vida sob outros ângulos de vista.
Eu já estava convencida de que nascemos para sermos felizes, e se não somos é porque ainda não estamos em harmonia com a Vida magnífica da natureza que nos envolve.
Um profundo estudioso de orquídeas me questionou após uma palestra no Orquidário Morumby (SP): Olha, essa teoria para harmonizar a natureza não faz sentido. Todo botânico conhece as influências dos ventos do Sul e do Norte para obter plantas saudáveis e belas, que atingem seu esplendor. Veja as estufas, criadas para manter a temperatura e a luminosidade ideais!
Você descreve um condicionamento mental que até pode surtir algum efeito sob esse ponto de vista, o mental.
Mas a Natureza tem suas leis! E é preciso conhecê-las e respeitá-las se queremos nos harmonizar com Ela!
…Talvez ele estivesse com a razão..
Mas meus conhecimentos sobre geografia, sobre astronomia, botânica, eram muito incipientes…
Uma semente de desconfiança sobre harmonizar utilizando a porta de entrada e se tivesse um segundo andar utilizando o último degrau começou a não fazer muito sentido para mim…
Então a área da Prosperidade no andar de baixo pode ser diferente do andar de cima? Tem alguma coisa que não bate.
Nesse período, parei de dar cursos. Não poderia ensinar algo que eu estava questionando, que era usar o ba-guá do Hemisfério Norte aqui no Hemisfério Sul.
Muito estudo, muita leitura, muita meditação.
E um belo dia, recostada no sofá, sozinha em minha casa, comecei a “ouvir em minha alma o som do vento…funnnnnnn… junto com som de cachoeira…chuei…
Compreendi que esse som se pronuncia na imitação do som do vento e da água: é um som onomatopaico.
Muito mais tarde, compreendi também a sutileza dos ventos e da água, e transpus também para o que significa compreender e praticar o Feng Shui: a abertura da percepção, do discernimento, do bom senso. Baseados nessa compreensão maior que o macro e o microcosmo nos introduzem.
Ao mesmo tempo, a visão do planeta Terra com suas duas metades divididas pelo Equador, a zona mais quente do planeta, me abriram os olhos para a compreensão dos trigramas associados às estações do ano, inversas nos dois hemisférios.
Refiz meus cálculos e reiniciei meus estudos.
Escrevi o Feng Shui Lógico em um fôlego só, e com a grande ajuda de meu marido, Luiz Carlos Cesaro, que se revelou um grande amigo em todas as horas difíceis. O livro foi publicado pela Ícone Editora na primavera de 2004.
E hoje, o livro está em sua 3ª Edição:
Nos anos seguintes, com a ajuda da Linemidia, empresa de meu filho, Rafael Vecchi, começamos a formar os cursos com a parceria do Hotel Mercure Pinheiros, em São Paulo.
Com as explicações do I Ching, o livro das mutações, onde se descreve o ba-guá, pude entender melhor essa inversão.
A aplicação correta do Ba-guá é a essência do Feng Shui.
O prefácio de Jung é maravilhoso…Ao longo do tempo, os resultados dependem da harmonia com a Natureza, criada pela aplicação.
Sobre o ba-guá adaptado para o Hemisfério SUL: o planeta tem duas “metades” com as estações do ano inversas (por causa do eixo de inclinação da Terra). Os 8 trigramas, a base do estudo do Feng Shui, estão relacionados às estações. Então, o vento Sul para nós é frio e está associado à Trabalho e ao Elemento Água. E o vento Norte para nós traz calor, Sol do meio-dia, FOGO e Sucesso. No Hemisfério Norte essas posições são contrárias.
Livro Feng Shui Lógico, Stela Vecchi, Ícone Editora, 3ª Edição – Compre aqui:
Logo após a publicação do Feng Shui Lógico, novas inspirações baseadas no estudo da Constelação do Cruzeiro do Sul, que aponta o polo Sul, aliadas as minhas preocupações com a Educação de nosso país me levaram a escrever o livro No Céu do Hemisfério Sul – Brasil, um Novo Começo. Minhas filhas Elisa e Maristela me ajudaram também nessa fase tão produtiva de minha vida com seus incentivos.
O livro está esgotado, porém tem download grátis neste link:
A Astronomia e seu significado na Bandeira Brasileira
O livro está esgotado, porém tem download grátis neste link:
Download Grátis – No Céu do Hemisfério Sul – Brasil um Novo Começo, de Stela Vecchi
Mas uma coisa ainda me incomodava: eu havia acessado toda essa clareza alicerçada na espiritualidade profunda que estudava e meditava desde meus 22 anos.
E senti a necessidade de contar os anos que antecederam a essa bela história de minha vida e que me ensinaram que vivemos para aprender a AMAR.
Assim, publiquei o livro O caminho da Sabedoria:
Download grátis – Leia O Caminho da Sabedoria, de Stela Vecchi
Um novo upgrade foi dado com a divulgação da técnica pelo Programa Mais Você, com a Ana Maria Braga no dia 01/01/2016.
Confira na íntegra a participação do Feng Shui Lógico no MAIS VOCÊ
MAIS VOCÊ: Assista Ana Maria Braga explicando as energias para o hemisfério sul conforme a adaptação explicada no livro Feng Shui Lógico, de Stela Vecchi.
Aplique essa técnica e veja os depoimentos de como ela ajuda você a atrair Harmonia, Amor e Prosperidade para sua vida.
O tempo é de co-criação e o Feng Shui Lógico é um grande instrumento para essa transformação.
E com a criação do canal no Youtube em parceria com o Rafael Benevides e Rafael Vecchi (meu filho) estamos dando continuidade à divulgação da técnica que hoje está cumprindo sua missão de ajudar a quem busca seus benefícios de trazer Harmonia e Equilíbrio, bases para que o Amor possa habitar em nossas vidas.
A partir de agosto de 2016, com a saída de nosso amigo Rafael Benevides, a quem agradecemos de coração sua brilhante participação, nosso editor passou ser o Rafael Lopes que deu sequência à edição dos vídeos.
Em meados de 2018, a edição e produção passou para as mãos de Rafael Vecchi, meu filho.
Minha gratidão a Deus e a todos que me auxiliaram e auxiliam a disseminar essa técnica que nos conecta ao Sol e aos ciclos da Mãe Natureza. Trazendo melhores dias para toda a humanidade.
INSCREVA-SE em nosso canal no YOUTUBE e receba vídeos atualizados com dicas e orientações:
Inscreva-se Canal Youtube/Feng Shui Lógico
Com imensa gratidão à Fonte da Vida,
Stela Vecchi
Nos cursos de Feng Shui Lógico você recebe informações que serão úteis para toda sua vida:
Curso Básico com Stela Vecchi Online
Avaliação dos participantes dos Cursos de Feng Shui Lógico e Astrologia
Cursos de Feng Shui Lógico para o Hemisfério SUL
Visite também o site: www.fengshuilogico.com
Onde adquirir o livro?
Maria Lucia,
Você encontra em nossa loja virtual:
https://loja.fengshuilogico.com/index.php/livro-feng-shui-logico-comprar/livro-feng-shui-logico.html
Saudações de Luz, Harmonia e Prosperidade!
Boa noite. Nem sei se ainda funciona este espaço aqui… Caso esteja ativo, gostaria de saber se os profissionais usam este método de adaptação do Baguá para o hemisfério Sul ou se fica restrito à esta escola Feng Shui Lógico…
Grata,
Vera
Olá Vera Lucia,
Sobre sua pergunta, selecionamos essas análises de estudiosos de Feng Shui:
1. Destacamos o comentário do Prof. Jun Okamoto,
Mestre em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Mestre em Feng Shui.
“Stela, sua obra é um belo trabalho de pesquisa com contribuição meritória na aplicação e ajuste do ba-guá para o hemisfério sul.
Quanto ao seu texto, ele está bem claro e merece todo o apoio dos veículos de divulgação.
Nos meus próximos cursos vou apresentar aos alunos o seu livro, com adequação solar e trigramas adaptados ao nosso hemisfério”.
Prof. Jun Okamoto, Autor do livro Percepção Ambiental e Comportamento, Editora Mackenzie, São Paulo,2002
https://fengshuilogico.com/blog/2014/06/03/livro-feng-shui-logico-stela-vecchi/
2.Henrique Vieira Filho – Terapeuta Holístico – CRT 21001, autor de diversos livros da profissão, ministra aulas na CEATH – Comunidade de Estudos Avançados em Terapia Holística, publicou esse texto onde analisa os trigramas adaptados para o Hemisfério Sul:
Direitos Autorais: SINTE – SINDICATO DOS TERAPEUTAS:
https://fengshuilogico.com/blog/2013/11/28/feng-shui-para-o-hemisferio-sul-segundo-henrique-vieira-filho/
3.Revista Encontro de Brasília por Maria Fernanda Seixas:
“A tradicional arte do feng shui, praticada no Oriente há mais de 4 mil anos, vive hoje uma nova onda de popularização graças à tecnologia.(…)A questão principal é o fato de que, no Brasil, milhares de pessoas recorrem ao feng shui sem antes adaptá-lo à realidade do hemisfério sul.
https://fengshuilogico.com/blog/2014/11/19/feng-shui-para-o-hemisferio-sul-feng-shui-logico/
Saudações de Luz, Harmonia e Prosperidade,
Eu estou conhecendo agora mais a fundo esta técnica e estou apaixonada… Gostei muito desta forma como vocês lidam com isso. Acho bastante lógica.