A solidão é um estado de falta, privação, porque nos sentimos sozinhos, mesmo quando acompanhados.
A solidão é um estado de quem ainda não se sente ligado à vida. Para amar é preciso quebrar o solipcismo, que é o nome que se dá a quem se sente isolado.
E o que é solipsismo?
Qual a diferença entre solidão e solitude?
Primeiro,
Quando nascemos, estamos como que envoltos por uma casca semelhante à casca do ovo, só que invisível. Ainda estamos isolados uns dos outros, sem sentirmos de fato a verdade de que somos todos um.
É preciso quebrar essa casca para que mergulhemos na vida e de fato, entremos na dimensão do ar, da leveza e da certeza que não estamos sozinhos nessa imensidão cósmica.
Podemos iniciar essa ruptura da casca amando uma pessoa apaixonadamente, pensando nela, vivendo através dela. Porém, certamente, um momento iremos perceber que nossas expectativas de retribuição não foram plenamente satisfeitas. Por um motivo ou por outro nos decepcionamos e então muito provavelmente iremos voltar à nossa casca. Só que mais tristes do que antes dessa experiência. Esses tornam-se os grandes solitários, que sentem-se muito sós dentro de si mesmos…
Porém, outros podem perceber através da mesma experiência o amor se transformando, se ampliando e sendo universalizado, dedicado à toda a Criação e não somente a uma pessoa específica.
Nesse caso, essa pessoa saiu definitivamente do solipcismo e mesmo que ame alguém em especial, já sabe que a pessoa amada estará dentro desse amor universal.
Portanto, a solidão pode ser apenas a percepção de que somos diferentes em nossa forma de pensar e até de sentir, porém, jamais estamos sós. Alguns preferem chamá-la de um confortante estado de “solista pleno”. Compreendemos e vivemos a delícia de voar como águias, acompanhadas por toda a Natureza que as envolvem e sustentam.
E então, qual a diferença entre solidão e solitude?
Cada vez mais pessoas se queixam de solidão. Mesmo estando no meio de muitas pessoas.
Como já explicaram, existem pelo menos dois tipos de solidão. Aquela em que você se sente desamparado, isolado, e a solidão acompanhada.
A primeira é muito sofrida. Perdemos a motivação e nos tornamos atores que representam o papel de estar vivo. Nada nos importa, a não ser o encontro com alguém especial que nos tire desse estado tão desconfortável.
Bem, o encontro com alguém importante para nós pode realmente nos abrir novas possibilidades de sentimentos e novas portas de conhecimento dentro de nós.
Porque se você cultiva sua espiritualidade, você já sabe que sua vida pode atingir novas percepções que a modificam completamente, para aqueles que já saíram do solipsismo.
Este livro é sobre relacionamentos amorosos e sobre a verdadeira dimensão do Amor, a palavra perdida através dos tempos.
O Amor é uma necessidade básica do ser humano, sem ele não atingimos toda a felicidade que a vida pode nos dar.
Mas há muitas formas de amar…
Vivemos para aprender a amar.
Uma história vivida na mística Machu Picchu, berço de uma civilização que via no Sol e em seus solstícios e equinócios a magia de viver…
Conheça uma nova oitava do AMOR:
Clique aqui: Livro O Caminho da Sabedoria, de Stela Vecchi

Leia o Livro Feng Shui Lógico, Stela Vecchi, Ícone Editora, 2004
Stela Vecchi