A FRASE ORIGINAL É AMOR, ORDEM E PROGRESSO. VEJA POR QUÊ:
Como foi definido o lema da bandeira, Ordem e Progresso?
A legenda, escrita em verde, Ordem e Progresso, é um resumo do lema de Auguste Comte, criador do Positivismo, do qual Teixeira Mendes e Benjamin Constant eram adeptos.
O lema completo era o amor por princípio e a ordem por base; o progresso por fim.
Teixeira Mendes disse que o objetivo do lema era mostrar que a revolução “não aboliu simplesmente a monarquia”, mas que ela aspirava “fundar uma pátria de verdadeiros irmãos, dando à Ordem e ao Progresso todas as garantias que a história nos demonstra serem necessárias à sua permanente harmonia.”
Porém, precisamos analisar os efeitos dessas palavras no ânimo do povo.
Pesquisando as bandeiras dos outros países, descobri que nenhuma tem palavras. Por exemplo,Ruanda, um país da África Central, tinha um R impresso,
mas recentemente foi modificada e aboliram o R.
Foi Saint Exupéry quem disse que a linguagem é uma fonte de mal-entendidos, não foi?
— É, em seu Pequeno Príncipe.
— E aqui no Brasil aconteceu isso também: não houve unanimidade na ocasião em relação à frase em nossa bandeira, e causou descontentamento, porque nem todos a queriam. Além desse fato no nascimento do nosso símbolo, que é uma energia separativa nociva que precisa ser levada em consideração, no decorrer de nossa história muitos confundiram a palavra progresso com desmatamento, com crescimento a qualquer preço.
— Você não pensa que esse assunto mereceria a realização de um referendo amplamente explicado antes de ocorrer, para que os brasileiros pudessem dar sua opinião plenamente conscientes de suas escolhas, isto é, se querem modificar a faixa em nossa bandeira? Porque fazer uma votação sem os esclarecimentos necessários, sem sabermos o que estamos escolhendo, não tem tanto valor assim, você não concorda? Não basta ter o direito de escolher, temos que estar plenos em nossas escolhas. Se a população em sua grande maioria não souber o que ela quer ver nesse símbolo, o referendo não revelará nossa vontade consciente.
— A Bandeira é o símbolo que representa o país e tem a função de unir o povo. É preciso analisar com profundidade essas questões que dizem respeito a uma nação se quisermos começar a trilhar um caminho seguro em relação ao desenvolvimento e à paz.
— Se queremos uma nação melhor para se viver, só conscientizando nosso povo com os métodos mais modernos que existem que podemos criar isso.
Em relação à inscrição da bandeira, eu optaria por deixar a faixa em branco, porque o branco é a união de todas as cores, e simboliza a união de todos os que amam nosso país, na paz. A riqueza da diversidade de nosso povo é algo muito interessante e peculiar. Miscigenamos todos os povos que nos formam com muito amor: somos um povo que é compreensivo por natureza, o que é lindo. E palavras podem nos aprisionar em conceitos que podem dividir as pessoas.
Eu deixaria a faixa em branco, porque a imagem vai além da palavra. E você?
— Não sei, preciso pensar. Concordo que a palavra progresso foi motivo de um crescimento desordenado, como se o progresso justificasse qualquer coisa, inclusive o desmatamento, a poluição dos rios, que ocorreu indiscriminadamente. E vemos hoje o quão difícil é recuperar esses estragos na natureza. Talvez outras palavras… Mas, sinceramente, penso que a faixa em branco ficaria mais sugestiva: paz e sabedoria é tudo que precisamos para crescer como nação. Depois, símbolos unem, e as palavras podem dividir e dar origem a muitas interpretações.
— É, é um assunto polêmico. E se víssemos por um outro lado? A nossa bandeira não é a única no mundo que tem o retrato do céu? Ter palavras inscritas pode ser um outro sinal para nós, já que é a única que tem palavras que indicam o caminho: através da ordem que prosperamos. Mas, que ordem? Ora, a faixa com essa inscrição está no globo azul, no céu. Portanto é a ordem celeste, a que reina no céu. A ordem do Céu trazida para a terra trará nosso progresso.
E qual a ordem que impera no Céu? Dante Alighieri diz na Divina Comédia que o Amor é a força que move o Sol e as estrelas. Portanto, a ordem celeste é o amor. Assim, nosso caminho é pelo verdadeiro amor, pelo amor-sabedoria.
E a frase completa, como já vimos, diz amor por princípio, que é a base para a ordem, que traz o progresso.
Ou ainda, na atualização dessas palavras para Amor, Harmonia e Evolução.
A Física Quântica demonstrou que nossos pensamentos, plenos de intenções, são co-criadores, isto é, criam a realidade que vivemos.
Stela Vecchi
Extraído do livro No Céu do Hemisfério Sul – Brasil, um Novo Começo de Stela Vecchi
Acesse o link para download do livro:
Download Grátis – A Bandeira Brasileira e a Educação no Brasil – Livro No Céu do Hemisfério Sul – Brasil, um Novo Começo, Stela Vecchi
Veja mais sobre nossa bandeira nacional:
Qual a razão das estrelas invertidas em nossa bandeira?
No link abaixo, veja também neste blog Fotos Feng Shui Lógico nas Escolas Públicas
Fotos Feng Shui Lógico nas Escolas Públicas
INSCREVA-SE em nosso canal no YOUTUBE e receba vídeos atualizados com dicas e orientações:
Prezados Amigos,
Participo de um grupo que visa mudar a inscrição na bandeira do Brasil , mantendo-se apenas a palavra AMOR escrita em vermelho e o pau brasil em uma das faces. Na outra face apenas a esfera azul com a estrela mais alta (Spica) que representa o estado do Pará em azul celeste.
Quaisquer informações (35) – 3571- 1323
Fernando Magalhaes
Confira o desenho enviado pelo Fernando neste link:
https://fengshuilogico.com/blog/2008/08/11/uma-nova-bandeira-para-o-brasil/
Não, não falta a palavra “amor” na bandeira nacional. Leia-se este meu artigo:
https://filosofiasocialepositivismo.blogspot.com.br/2013/01/ordem-e-progresso-e-o-amor.html