Queridos estudiosos do Feng Shui,
Transcrevo aqui esse comentário de um estudioso do Feng Shui e suas considerações sobre a adaptação do Baguá para o Hemisfério Sul.
E a minha resposta, fundamentada no livro chinês que descreve o Baguá original.
I Ching – o livro das Mutações – Richard Wilhelm – Editora Pensamento – Pág. 208.
Para a correta aplicação essa é uma questão fundamental.
O Sol é a grande fonte de energia para nosso planeta, e sem dúvida foi motivo de estudos por parte dos sábios chineses.
Impossível negar a importância do sol em nossa casa e como ele afeta a saúde da casa.
Comentário publicado em meu canal: youtube.com/fengshuilogico:
@isaacamir1576
“São muitas camadas, primeiro que as pessoas precisam saber que existem vários tipos de Feng Shui, o verdadeiro (Kan Yu), que é o chinês, todo baseado na cosmologia chinesa e tem sua origem e todo seu desdobramento evolutivo na china durante as sucessivas dinastias, com isso sendo formado as tradições San-He, San-Yaun com métodos como Xing Shi Pai, Xuan Gong Da Gua, Xuan Gong Fei Xing, Ba Zhai Pai entre outras… e o Feng Shui do Chapéu Preto que foi criado nos anos 70 pelo Professor Lin Yun (com base xamanica e budista tibetana) ou seja um feng shui totalmente novo que mistura bênçãos, neurolinguística e psicologia das cores, essa história do bagua para hemisfério sul é um erro que ja caiu no meu colo kkkk, eu tb ja cai nessa. Então deixo uma dica para os desavisados, cada um tem o direito de acreditar e estudar o que quiser, mas quem tiver a fim de se aprofundar no feng shui original, busquem por conteúdos de feng shui Tradicional Chinês! Desculpa comentar isso aqui, mas meu eu do passado ia agradecer se meu eu do agora me deixasse um recado assim! kkkk
Detalhe o calendário chinês não é definido pelas estações da Terra, é pela aproximação dela ao Sol, de acordo com sua órbita. Então essa inversão no feng shui tradicional chinês não faz sentido, ela nao faz sentido nem para os mestres da escola americana do Professor Lin Yun do chapéu preto. O Ba Gua representa muitooooo mais do que estações e posições cardeais de acordo com os seus criadores, os chineses.”
- RESPOSTA
Stela Vecchi, autora do livro Feng Shui Lógico, Stela Vecchi, Ícone Editora, SP, 2004 (3.ª edição) que adapta o Baguá para o Hemisfério Sul baseada em várias evidências descritas em seu livro:Olá, agradeço seu comentário.Sempre acolho com muito carinho os estudiosos dessa sabedoria tão essencial para o aumento da felicidade humana.Realmente são muitas as referências e as escolas de pensamento.
Porém, você encontra no livro original que explica o Baguá essas palavras:
I Ching – o livro das Mutações – Richard Wilhelm – Editora Pensamento – Pág. 208:“Aqui se ressalta a correspondência entre o curso do ano e o curso do dia. …
Os trigramas são atribuídos às estações do ano e aos pontos cardeais.”…”Com o despertar da Primavera a natureza começa a germinar e a brotar. Isso corresponde ao amanhecer, ao início do dia. Este movimento que arranca da inércia é atribuído ao trigrama Chên, o Incitar, que surge da terra sob a forma do trovão e da força elétrica. Sopram, então, as suaves brisas, renova-se o mundo das plantas, cobre-se a terra de verde. Isso corresponde ao trigrama da Suavidade, do Penetrante. … (I Ching – o livro das Mutações – Richard Wilhelm – Editora Pensamento – Pág. 208).”* * * * *
Respeitando os ensinamentos originais, o Feng Shui Lógico utiliza o Método Solar onde a incidência da luz solar (associada às horas do dia e ao ciclo das estações do ano, que são inversas nos dois hemisférios) nos ambientes determina a posição dos trigramas, sempre em relação ao centro da construção ou do ambiente que se quer harmonizar, conforme descrito no livro Feng Shui Lógico – Método Solar – Stela Vecchi, Ícone Editora, SP, 2004.I Ching, o Livro das Mutações, base da adaptação do Baguá para o H. Sul
* * * * *
Os movimentos da Natureza são profundamente observados quando queremos alinhar nossas casas com a vida cósmica. Sem nos esquecer que o intuito do Feng Shui parte do objetivo de harmonizar o ser humano com a região que habita e com o Céu que o envolve. Como estudar energias e não se importar com as mudanças das estações do ano e seus efeitos na vida humana? E a incidência solar sobre as nossas casas?Como você mesmo disse: “Detalhe o calendário chinês não é definido pelas estações da Terra, é pela aproximação dela ao Sol, de acordo com sua órbita.” A aproximação dela em relação ao Sol gera as estações do ano, inversas nos hemisférios norte e sul.
O elemento Fogo está associado ao verão, que ocorre em meses diferentes nos hemisférios. Enfim, são tantas as evidências oculares que esses argumentos não bastam para criar a verdadeira harmonia entre a pessoa humana e a vida que a envolve.
Nesta polêmica quanto à adaptação do Baguá para o Hemisfério Sul concordamos que o Baguá da Seqüência do Céu Anterior não possa sofrer modificação: esse Baguá tem o Céu como referência principal, não a Terra: os trigramas estão colocados em pares de opostos, não correlacionados com as direções cardeais. Porém, o Baguá da Seqüência do Céu Posterior, do Rei Wen – que criou os hexagramas – dá uma nova seqüência aos Trigramas e os associa com as direções cardeais que têm afinidades com a essência de cada trigrama.Neste Baguá os trigramas foram retirados da posição de pares de opostos e estão associados ao plano fenomênico do ciclo anual das estações do ano. (I Ching – O Livro das Mutações, Richard Wilhelm, Ed. Pensamento, p. 207). Para confirmar a necessidade da adaptação do Baguá para o Hemisfério Sul temos também a escola dos 5 Elementos e dos 5 Animais.
Neste link, mais explicações:Adaptação do Baguá para o Hemisfério Sul Feng Shui Lógico, Método Solar por Stela Vecchi
- Mais:
https://fengshuilogico.com/blog/2018/08/31/feng-shui-logico-e-reconhecido-por-especialistas-em-feng-shui/Feng Shui Lógico é reconhecido por especialistas em Feng Shui?
Saudações de Luz, Harmonia e Prosperidade,