É preciso adaptar o Baguá para o Hemisfério Sul?
Essa questão é de fundamental importância para termosSempre acolho com muito carinho os estudiosos dessa sabedoria tão essencial para o aumento da felicidade humana.E, de fato, são muitas as referências e as escolas de pensamento que não fazem a adaptação. (?)
Porém, você encontra no livro original que explica o Baguá essas palavras:
I Ching – o livro das Mutações – Richard Wilhelm – Editora Pensamento – Pág. 208:
…”Aqui se ressalta a correspondência entre o curso do ano e o curso do dia. … Os trigramas são atribuídos às estações do ano e aos pontos cardeais.”… “Com o despertar da Primavera a natureza começa a germinar e a brotar. Isso corresponde ao amanhecer, ao início do dia. Este movimento que arranca da inércia é atribuído ao trigrama Chên, o Incitar, que surge da terra sob a forma do trovão e da força elétrica. Sopram, então, as suaves brisas, renova-se o mundo das plantas, cobre-se a terra de verde. Isso corresponde ao trigrama da Suavidade, do Penetrante. … (I Ching – o livro das Mutações – Richard Wilhelm – Editora Pensamento – Pág. 208).”
* * * * *
Respeitando os ensinamentos originais, o Feng Shui Lógico utiliza o Método Solar onde a incidência da luz solar (associada às horas do dia e ao ciclo das estações do ano, que são inversas nos dois hemisférios) nos ambientes determina a posição dos trigramas, sempre em relação ao centro da construção ou do ambiente que se quer harmonizar, conforme descrito no livro Feng Shui Lógico – Método Solar – Stela Vecchi, Ícone Editora, SP, 2004.
I Ching, o Livro das Mutações, base da adaptação do Baguá para o H. Sul
Sem nos esquecer que o intuito do Feng Shui parte do objetivo de harmonizar o ser humano com a região que habita e com o Céu que o envolve.
Como estudar energias e não se importar com as mudanças das estações do ano e seus efeitos na vida humana? E a incidência solar sobre as nossas casas?
A aproximação do nosso planeta Terra em relação ao Sol gera as estações do ano, inversas nos hemisférios norte e sul.
O elemento Fogo está associado ao verão, que ocorre em meses diferentes nos hemisférios.
Enfim, são tantas as evidências oculares que os argumentos contra a adaptação não bastam porque não criam a verdadeira harmonia entre a pessoa humana e a vida que a envolve.
Nesta polêmica quanto à adaptação do Baguá para o Hemisfério Sul concordamos que o Baguá da Seqüência do Céu Anterior não possa sofrer modificação: esse Baguá tem o Céu como referência principal, não a Terra: os trigramas estão colocados em pares de opostos, não correlacionados com as direções cardeais. Porém, o Baguá da Seqüência do Céu Posterior, do Rei Wen – que criou os hexagramas – dá uma nova seqüência aos Trigramas e os associa com as direções cardeais que têm afinidades com a essência de cada trigrama.Porém, o Baguá da Seqüência do Céu Posterior, do Rei Wen – que criou os hexagramas – dá uma nova seqüência aos Trigramas e os associa com as direções cardeais que têm afinidades com a essência de cada trigrama.
Neste Baguá os trigramas foram retirados da posição de pares de opostos e estão associados ao plano fenomênico do ciclo anual das estações do ano. (I Ching – O Livro das Mutações, Richard Wilhelm, Ed. Pensamento, p. 207). Para confirmar a necessidade da adaptação do Baguá para o Hemisfério Sul temos também a escola dos 5 Elementos e dos 5 Animais.
Prof. Jun Okamoto, Mestre em Arquitetura e Urbanismo sobre o Feng Shui Lógico